Sua fatura tem o mesmo valor todo mês? Você pode estar pagando mais que o necessário
É compreensível interpretar que as cobranças estão corretas por terem o mesmo custo dos meses anteriores, mas em telefonia espera-se variação, afinal, ninguém faz a mesma quantidade de ligações todo mês. Sua conta não tem variação? Nesse artigo vamos te ajudar a identificar se seu plano está acima do que necessita.
O primeiro passo é identificar qual o tipo de fatura estamos lidando: internet, telefonia fixa ou telefonia móvel?
Internet
Não há muito com o que se preocupar com uma fatura de internet, os valores cobrados devem ser fixos. Mas verifique se o plano contratado não está muito acima do seu perfil de uso, isso pode ser uma boa oportunidade para reduzir custos.
Telefonia Fixa
A falta de variação no custo pode indicar que:
- A operadora está cobrando apenas serviços de assinatura, sinal de que a linha não é utilizada.
- A linha possui franquia, também conhecida como Consumo Mínimo, mas a mesma não é atingida.
No primeiro caso, deve-se considerar cancelar a linha ou optar pela Suspensão Temporária.
Já no segundo caso, se o uso da linha for muito abaixo da franquia, pode ser necessário negociar um novo plano com a operadora de modo a contratar uma franquia mais coerente ao consumo do cliente ou ajustar o uso e redirecionamento de ligações para que seja possível atingir a atual franquia.
Telefonia Móvel
Assim como a telefonia fixa, falta de variação pode indicar que há nenhum ou pouco uso dos recursos contratados. Portanto, verifique se os planos contratados, principalmente de internet estão de acordo com o perfil do usuário para negociar um plano mais coerente e com menor custo.
Em caso de linha totalmente ociosa, vale considerar o cancelamento da linha. Importante verificar se os serviços contratados possuem vigência, pois se essa vigência ainda não estiver expirada a operadora pode cobrar multa pelo cancelamento dos serviços.